windmills by fy

08/08/2010

Exumação Prática com Hamlet – Como desenterrar um bobo ?

Filed under: Uncategorized — Fy @ 12:43 AM

 

por : Marques Patrocínio

 

 

 

 

 

As únicas pessoas  para mim são os loucos .

Loucos para viver , 

loucos para serem salvos .

Desejosos de tudo ao mesmo tempo  .

Aqueles que nunca bocejam  ou usam um  qualquer lugar-comum –

mas queimam    e     incendeiam .

Queimam como só o fogo é capaz .

 E  explodem  . . .  

desenhando aranhas por entre as estrelas .

E bem no meio ,

no centro ,

vemos aquele azul brilhante 

 intenso   . . .

e  toda a gente fixa o olhar ,

abre a boca em espanto

                    e   diz :                      

            ” A h h h h  ”   !  

 

 

 

 

 

 

 MUTANTES    –   Londres

2006     

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 

 

                      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes :

Marques Patrocínio

criador do blog  :  http://cultodesophia.wordpress.com/

 

 

by  Fy

 

13 Comments »

  1. êta surpresa boa!
    Excelente texto e trilha sonora.
    Excelente também o blog do Marques Patrocínio.
    Bacana ver os Mutantes. A Balada do Louco, Rosa de Hiroshima,quantos anos!

    Onde está nossa parte maluca?
    Bom para refletir.(não sem uma ligeira melancolia).

    Lembrei do Forest Gump, que interpretação! O Louco no seu melhor, trazendo consigo uma inocência e uma confiança em si mesmo que o ajuda a superar aquelas situações difíceis.
    As aventuras do Forrest em paralelo a um Estados Unidos em plena evolução e crescimento da inocência dos anos 50 para um tempo de liberdade e exploração nos 60, e tempo de crise e de mudança dos anos 70 .
    Muito bom.
    beijo a todos
    tio Gus

    Comment by Gustavo — 08/08/2010 @ 3:02 AM

    • Eu gostei muito quando lí.

      Onde está nossa parte maluca?
      Bom para refletir.(não sem uma ligeira melancolia).

      Uma dose de melancolia sempre é um temperinho, mas tem gente que confunde com amargura; aí a coisa pega.

      bjs
      Fy

      Comment by Fy — 09/08/2010 @ 9:41 AM

  2. O meu nem dorme !!!!

    Como alguem consegue viver sem ele?

    Tio Gus, eu adorei o Forest , e não fique melancólico!

    Mas, e o arraso que o Johnny Depp deu com o Chapeleiro Maluco do Tim Burton! Sem contar a melancolia,é verdade!

    Bjinhos
    Jucomfrio

    Comment by Juliana — 08/08/2010 @ 3:48 AM

    • Mas, e o arraso que o Johnny Depp deu com o Chapeleiro Maluco do Tim Burton!

      Olha … Juju , eu acho que quem se beneficiou com o Mad Hatter do Johnny Depp foi o Tim Burton!

      bj

      Fy

      Comment by Fy — 09/08/2010 @ 9:46 AM

  3. amo esse gnomo!
    Vai ser meu avatar!

    Salve salve o Marques, suuuuuper post.

    Juju

    Comment by Juliana — 08/08/2010 @ 3:50 AM

  4. Das vantagens de ser bobo – Clarice Lispector – http://www.youtube.com/watch?v=8lSoxrWsnZw

    Comment by Caio — 08/08/2010 @ 2:12 PM

  5. Eu acho que aqui, agente tem que fazer uma distinção entre o Forest do Gustavo e, talvez, o Depp da Juliana.

    Eu acho que a leitura deste arcano,oferecida aqui pelo M.Patrocínio, invoca dois aspectos , sem misturá-los, e ao contrário,invocando uma sutilíssima combinação.
    Eu vejo uma indicação bem clara, não sobre o aspecto da imbecilidade, que a tudo aceita ou recebe sem questionar. Ou aquela imbecilidade que vê alegria ou beleza em tudo, procurando imbecis aspectos positivos promovidos pelas ações ou catástrofes negativas, tal como achar belíssima a coloração da mancha negra de óleo contrastando com a transparência azul do mar, enfim, safadezas discursivas típicas do Condicionamento.

    Ao contrário, na minha opinião, o conceito de Inocência, no caso do Louco, invoca uma característica rara, (que é o que eu chamo de iluminação, talvez “dom”), (que mesmo assim tem que ser aprimorado durante esta viagem) que é o de pensar, reagir, manifestar, concluir “ao lado” e , que fique bem claro, “de fora” , ou isento das possíveis influências ou condicionamentos promovidos por suas próprias experiências, critérios ou crenças que presenciou, conheceu, ou vivenciou.Fodíssimo, manter acesa a chama deste referencial instinitivo,desprovido de pre-conceitos, pre-idéias, pre-requiens. É óbvio que a pre-idéia, a pre-definição aniquila a Criatividade. Substitui a descoberta pelo conceito e a elaboração pessoal do mesmo pela servil imbecilidade da Repetição, que se torna obrigatória,obviamente.

    O louco , em relação à Inocência, na minha opinião, estabelece a distância ou o antagonismo entre o “engulidor de conceitos e normas” que os fixa como Mapa de seu trajeto, e o viajante que ao contrário, : não estabelece, apenas compreende sem comprometer ou congestionar sua bagagem. É o ser que permite o descobrir sustentado pela “própria” sensibilidade,permitindo-se assim uma relação extrema e pura com Tempo ou cada aqui e agora. Se sacarmos profundamente este trabalho, o do Louco em nós, percebemos a obviedade de que só imbuídos desta “capacidade” permitiremos o desabrochar de potências e de manifestações autênticas e íntimas do que somos.

    E, tirando uma do conceito de In-consequência, passamos a “ser” e não “ser – em… consequência”.
    Posso estar sendo crítico,mas o Forest de alguma forma me lembra a máxima cristã do Vinde a mim as criancinhas, no sentido pernicioso e negativo dos que se mantem imbecis, os que facilmente se manipula através das promessas infantis do reino do céu e outras sandices.

    E o Louco medieval, ao contrário, talvez “quase” melhor personificado pelo Mad Hatter do Tim Burton, é um verdadeiro estrategista mental, auqele que transforma o Sarcasmo em atividade lúdica, e através desta estratégia refinadíssima, veícula seu recado.

    Sem extremismos, eu várias vezes analisei o Lewis Carroll da mesma forma,eu também acho que ele se valeu destes talentos do Bufão.

    Não estou me referindo à Ironia, que no caso, passa a ser a irmã pobre, a menos sagaz, e sim ao Sarcasmo Positivo (brilhante) criador, mediante o qual quem fala, ou de alguma forma expressa, apaixonadamente sua compreenção em face ao Conhecimento existente e ao mesmo tempo o seu Distanciamento diante do que julga ser mera ilusão indutiva,nostalgias condicionantes,dissimuladoras,mecânicas e “pedagógicas” repetições de “princípios imortais e imútaveis”.

    Eu acho que o Louco invoca antes de mais nada a força da inteligência que consegue se manter pura, não infectada, somada à arte da mais “sagaz” Espontaneidade, e por isto mesmo, irresistívelmente sedutora.

    Nos lembrando, neste brilhante post que os condicionamentos e amarras são somente capaz de infectar um hospedeiro cuja resistência está deprimida.

    E salve a Alegria Inteligente: a grande !

    beijo, gente gostosa, inteligente… e alegre!

    (tio) Renato

    Comment by Renato — 09/08/2010 @ 3:03 AM

    • Nossa Renato, que comentário maisqueincrível!

      Ao contrário, na minha opinião, o conceito de Inocência, no caso do Louco, invoca uma característica rara, (que é o que eu chamo de iluminação, talvez “dom”), (que mesmo assim tem que ser aprimorado durante esta viagem) que é o de pensar, reagir, manifestar, concluir “ao lado” e , que fique bem claro, “de fora” , ou isento das possíveis influências ou condicionamentos promovidos por suas próprias experiências, critérios ou crenças que presenciou, conheceu, ou vivenciou.Fodíssimo, manter acesa a chama deste referencial instinitivo,desprovido de pre-conceitos, pre-idéias, pre-requiens. É óbvio que a pre-idéia, a pre-definição aniquila a Criatividade. Substitui a descoberta pelo conceito e a elaboração pessoal do mesmo pela servil imbecilidade da Repetição, que se torna obrigatória,obviamente.

      – é o caso do post do Hedgehog, – mas isto é pra poucos, e eu pensei que não.

      Eu gostava mto de alguns blogs , de algumas pessoas que escreviam , gostava da variedade de temas , daquele jogo de observações livres em que a troca passava a adicionar e valer a pena.

      Meus interesses mudaram , não pq eu tenha enjoado dos bloqueiros , mas percebi que havia uma distância enorme entre o dom e o compromisso de escrever – e o intuito de escrever.

      Não to falando daquele sarcófago, aquilo foge a qualquer comentário possível, mas de pessoas q eu realmente admirava, ou poderia vir a admirar.

      ” (…) As minorias e as maiorias não se distinguem pelo número. Uma minoria pode ser mais numerosa do que uma maioria. O que define a maioria é um modelo … Ao passo que uma minoria não tem modelo, é um devir, um processo. Pode-se dizer que a maioria não é ninguém. (…)
      Deleuze ”

      E me parece que nas cortes havia sómente um Louco , … no máximo dois.

      Bjs
      Fy

      Comment by Fy — 09/08/2010 @ 10:05 AM

  6. Nada a acrescentar.
    Excelente escolha, mais um post que faz pensar.
    Adriana Monteiro

    Comment by Adriana — 09/08/2010 @ 12:23 PM

  7. Boa Noite Windmills, Fy

    Tenho acompanhado este blog há algum tempo,como voces sabem,exatamente o tempo em que me sinto muito mais livre em todos os sentidos.
    Liberar a criança que existe em nós, não é sair falndo bobagens, ou rindo do que não tem graça, mas é conseguir se falar o que sente,sem hipocrisia, sem medos.
    É esquecer aquele verniz artificial, que nos faz temer o ridículo, que nos cala, quando deveríamos opinar e até mesmo nos indignar. Eu acho que além do comodismo, existe também o fato de estarmos sempre preocupadas com o ridículo.
    E perdemos a espontaneidade.
    beijo a todos
    Sofia

    Comment by Sofia — 09/08/2010 @ 2:36 PM

  8. Fantastic goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you’re just too excellent.
    I actually like what you’ve acquired here, really like what you are saying and the way
    in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible.
    I cant wait to read far more from you. This is actually
    a wonderful web site.

    Comment by Like — 07/04/2014 @ 12:59 AM


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a Reply

Blog at WordPress.com.

